fbpx

7 livros para entender UX Design

Livros são uma fonte de conhecimento sobre os mais diversos assuntos. Aqui nós listamos 7 livros para quem quer aprender um pouco mais sobre Experiência do Usuário, Criatividade e Metodologias Ágeis.

1) O design do dia a dia – Donald A. Norman

Norman, considerado o pai da usabilidade, nesse livro analisa profundamente esse conceito. Ele tenta entender porque alguns produtos são tão fáceis de usar enquanto outros só nos dão dor de cabeça. Para ele as falhas não representam a incapacidade dos usuários, e sim falhas no design do que foi fabricado

Norman acredito que mais do que ser belo as coisas devem comunicar, transmitir que tem fácil operacionalidade. Um excelente design deve reunir prazer estético, arte e criatividade sem deixar de funcionar.

O design do dia a dia por [Norman, Donald A.]
Livro: O design do dia a dia

2) Ergodesign e arquitetura da informação – Luiz Agner

Luiz Agner explica em seu livro como é o trabalhar com usuários. Ele explica e debate alguns termos como “usabilidade”, “design centrado no usuário”, “experiência do usuário”, “design emocional”.

Nesse livro o autor ressalta a importância da experiência do usuário – UX e busca fazer com que as pessoas se engajem mais nas suas interações com usuários

A obra foi escrita para os mais diversos públicos desde estudantes, passando por publicitário até para profissionais do design que querem se atualizar.

Livro: Ergodesign e arquitetura da informação

3) Design Centrado no Usuário – Travis Lowdermilk

Esse livro mostra como planejar,aplicar e avaliar as pesquisas junto com usuários. Tudo isso combinado com os conceitos de design

“Aprenda estratégias valiosas para condução de cada um dos estágios do processo de design — da entrevista com prováveis usuários e da descoberta do propósito de seu aplicativo à criação de uma experiência rica de usuário, utilizando sólidos.  

Livro: Design Centrado no Usuário

4) Mapeamento de experiências – Jim Kalbach

Os clientes que têm experiências inconsistentes e interrompidas com produtos e serviços ficam compreensivelmente frustrados. Mas é pior quando as pessoas nessas empresas não conseguem identificar o problema porque estão focadas demais nos processos comerciais. Este livro prático mostra à sua empresa como usar diagramas de alinhamento para transformar as valiosas observações do cliente em ideias de ação.

A partir daí é possível mapear de forma visual as experiências dos clientes e prever futuras soluções.

Resultado de imagem para Mapeamento de experiências - Jim Kalbach
Livro: Mapeamento de Experiências

5) SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

Livro conta sobre os novos processos de gestão e liderança que estão tomando conta do nosso mundo cada vez mais acelerado. Hoje, adotar o método Scrum é ter ganhos de produtividade acelerados.

O livro é cheio de histórias super empolgante e exemplos reais. Vale a pena a leitura.

Livro: Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

6) Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração – Ed Catmull

Ed Catmull conta a trajetória de sucesso dos estúdios Pixar. No livro o autor mostra como construíram uma cultura da criatividade. Esse livro é para quem busca inspiração

Para Catmull é preciso criar um ambiente de inovação com pessoas inteligentes e sem medo de falhar.

Além da história da Pixar e do cinema de animação, Criatividade S.A. mostra conselhos de negócios, com trechos descrevendo situações quase como um roteiro cinematográfico.

Livro: Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração

7) Sprint – Jake Knapp

São muitas as perguntas que ficam na cabeça de quem quer inovar e precisa tirar as ideias do papel. Um caminho rápido que responde a grande parte das perguntas é o sprint.

O designer Jake Knapp trabalhava no google quando criou essa metodologia. O objetivo do sprint é desenvolver e testar ideias em apenas 5 dias.

Os sprints serve para todo os tamanhos de empresas e equipes. Ele pode ser aplicado por qualquer pessoa que tenha um grande problema,ideia ou oportunidade.

Livro: Sprint

Boa Leitura! 😉