A importância de um bom UX Writing para o seu negócio

A maneira como decidimos nos comunicar com o usuário é crucial na hora de definir como ele irá reagir ao produto. Uma comunicação assertiva compreende, principalmente, a capacidade que o diálogo tem de criar um vínculo humano, claro e envolvente, não apenas entre emissor e receptor da mensagem, mas também entre uma marca e o usuário.

Quando navegamos em um produto digital, como sites ou aplicativos, embarcamos em uma jornada real, onde experimentamos sensações e emoções a cada clique, toque e,  especialmente, leitura. Então quando a escolha de palavras não se faz compreensível, ou uma frase é mal colocada ou formulada, cria-se imediatamente uma barreira na relação do usuário com o seu serviço.

E como construir um produto ainda melhor com a escrita voltada para a experiência do usuário?

Entendendo que as habilidades de escrita, assim como estratégias textuais, são imprescindíveis para resolver problemas de Design e UX, nós da RAIN levantamos os principais pontos do UX Writing e como esse serviço pode elevar a experiência do seu produto.

 

Guiando Experiências: Enxergando através dos olhos dos usuários

 

Imagine uma empresa que acabou de criar um site, investindo arduamente para deixá-lo visualmente bonito e com uma interface leve, mas ainda assim quando seus usuários o abrem, não tem ideia de como proceder ou onde devem clicar. Ou ainda uma empresa que buscou estruturar e construir seu site investindo em design de ponta e em textos chamativos, mas que mesmo assim gerou insegurança e frustração nos usuários para concluir uma compra ou preencher um questionário, por exemplo.

 

O UX Writing trata-se justamente sobre considerar o fluxo geral de um site e de como orientar o usuário através dele.
Não se trata apenas de enviar ao usuário mensagens de erro criativas como “ah, não, algo deu errado!” ou de tornar a jornada dele mais dinâmica, mas também – e principalmente – focar em fornecer a ele um caminho claro a seguir.

Todo produto, seja ele novo ou antigo, vem com uma curva de aprendizado, e até mesmo usuários de longo prazo precisam de orientações de vez em quando. Nessas situações, o UX Writing funciona essencialmente como uma mão amiga, tornando a experiência do produto clara e intuitiva.

 

Conduzindo seus usuários

 

É de extrema valia saber como criar um fluxo compreensível que ajude seus usuários a se conduzirem intuitiva e tranquilamente pelo seu site ou aplicativo, principalmente quando é a primeira vez que ele tem contato com o seu serviço. Isso facilita a linguagem e os conceitos difíceis de entender e orientando-os para a frente, para que fique sempre claro onde eles estão clicando e o que virá a seguir.

Sites e aplicativos destinados a compras – sejam eles de qual nicho for – tem que tomar um cuidado especial na hora de guiar seus usuários em suas jornadas de compra, especialmente porque ninguém gosta de ser pego de surpresa e acabar pagando por algo antecipada e indevidamente por falta de uma orientação assertiva.