Como fazer minha empresa aparecer na pesquisa do Google?

como aparecer no Google

Você já clicou na segunda página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google.

Não. Ninguém faz.

Na verdade, menos de 3% dos pesquisadores chegam à segunda página.

Portanto, é compreensível que a maioria dos proprietários de empresas que nos procuram estão se perguntando como chegar ao topo dos resultados de pesquisa do Google. 

Existem várias sugestões para colocar sua empresa na primeira página do Google mas temos um método testado e comprovado de fazer isso acontecer. Mas, primeiro, você precisa entender que existem algumas áreas diferentes dos resultados de pesquisa do Google que você pode classificar em primeiro lugar como: rich snippets, anúncios de PPC no topo, listagens orgânicas na parte inferior e listagens de mapas locais no meio.

Você tem 3 chances para classificar seu conteúdo na primeira página do Google usando tráfego orgânico.

A filosofia e a estratégia da Raincake para obter esse lugar na primeira página e superar os concorrentes, começa dividindo-a em três questões principais, cada uma voltada para uma parte diferente da página de resultados de pesquisa:

  • Como obter um snippet em destaque no Google?
  • Como usar a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para colocar seu site no topo do Google?
  • Como a otimização de mecanismo de pesquisa local (LSEO) pode ajudar a colocar sua empresa no Google Maps?

Nesse artigo você encontrará as respostas a essas perguntas, juntamente com algumas dicas práticas para ajudá-lo a ficar na primeira página do Google.

Quais são os fatores de classificação do Google?

Antes de nos aprofundarmos em como chegar ao topo da pesquisa do Google, você deve saber quais são os fatores de classificação que o Google procura:

Os sistemas de classificação do Google classificam as centenas de bilhões de páginas da web em nosso índice de pesquisa para fornecer resultados úteis e relevantes em uma fração de segundo.

Esses sistemas de classificação são compostos por uma série de algoritmos que analisam o que você está procurando e quais informações retornar para você. E à medida que evoluímos a pesquisa para torná-la mais útil, refinamos nossos algoritmos para avaliar suas pesquisas e os resultados em mais detalhes para fazer nossos serviços funcionarem melhor para você.

Existem mais de 200 sinais de classificação do Google, mas aqui está o que você deve focar se quiser colocar sua empresa na página um dos resultados de pesquisa do Google em 2021:

  • Sites  protegidos (HTTPS x HTTP)
  • Otimização para celular
  • Velocidade da página
  • Marcação de esquema
  • Qualidade do conteúdo da página da web
  • Comprimento do conteúdo da página da web
  • Sinais sociais e locais
  • Backlinks de qualidade
  • Imagens otimizadas
  • Idade do domínio
  • Experiência de usuário
  • Intenção de pesquisa

1. Como classificar nos snippets em destaque do Google (o Mapa do conhecimento)?

Pesquisas informam que cerca de 48% das pesquisas do Google resultam em nenhum clique.

É verdade.

Isso acontece porque mais e mais usuários estão obtendo as informações de que precisam nos resultados da pesquisa por meio de rich snippets / snippets em destaque:

Um snippet em destaque é frequentemente usado quando a consulta de pesquisa é uma pergunta. Frequentemente chamados de “posição zero”, os rich snippets sempre aparecem na parte superior da página de resultados da pesquisa. 

É importante tentar conseguir algumas páginas apresentadas como rich snippets, considerando que o Google está rapidamente se tornando o mecanismo de resposta do mundo.

Existem cinco tipos principais:
  • Parágrafo
  • Lista
  • As pessoas também perguntam
  • Vídeo
  • Receitas

Certos tipos de conteúdo e consultas tendem a se classificar melhor para rich snippets:

chegue ao topo do google otimizando para rich snippets

Para otimizar seu conteúdo para rich snippets:
  • Use cabeçalhos e marcadores.
  • Responda à pergunta na íntegra.
  • Condense as informações na resposta mais simples que você puder.
  • Seja o mais factual possível.
  • Use marcação de esquema.
  • Certifique-se de usar imagens.
  • Invista em vídeo. 

Você sabia que um vídeo tem 60% mais chances de ser classificado em um mecanismo de pesquisa do que uma página de destino no mesmo tópico? Isso porque o Google está constantemente procurando maneiras de melhorar a experiência do usuário, tornando o vídeo uma parte importante dos resultados da pesquisa. 

Ao adicionar um vídeo profissional  ao seu site, você pode fazer uma grande diferença na exibição do seu site nos resultados de pesquisa.

A principal diferença entre os resultados do painel de conhecimento e rich snippets é quanto controle você tem sobre o conteúdo nele. Você tem menos controle sobre os rich snippets e pode realmente reivindicar e editar os painéis de conhecimento.

2. Como colocar seu site no topo do Google com SEO?

Vimos que os resultados pagos ocupam a primeira metade da página, mas se você quiser ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa gratuitamente, precisa confiar no SEO. Para ser exato, você precisa estar em uma das três primeiras posições orgânicas.

Por quê fazer SEO?

como fazer negócios na primeira página do mecanismo de pesquisa gratuitamente

Dê uma olhada no gráfico acima. Essa é a porcentagem de usuários que clicam na primeira, segunda, terceira, quarta e quinta posições. Espantosos 55% dos usuários clicam nas três primeiras posições. 

Chegar nessas posições, especialmente se seu site for novo, é difícil. A melhor maneira de chegar a uma dessas primeiras posições é adicionando conteúdo ao seu site .

O conteúdo de alta qualidade aumenta suas classificações e também cria uma melhor experiência do usuário. Além disso, quanto mais informações de qualidade você tiver em seu site, maior será a probabilidade de outras pessoas fazerem referência a ele. Quando outras pessoas vinculam e fazem referência ao seu site, os mecanismos de pesquisa interpretam seu site como mais confiável e o exibem com mais destaque nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

SEO técnico também é muito importante.

Há muito mais em SEO do que apenas adicionar conteúdo ao seu site. Do ponto de vista técnico, você também precisa se certificar de que os motores de busca podem rastrear, entender e indexar facilmente o seu site .

Isso envolve coisas como melhorar a velocidade do seu site , usar um menu de navegação amigável ao mecanismo de pesquisa, criar um mapa do site XML bem estruturado, construir um site responsivo para usuários de celulares e tablets e muito mais.

Observe que eu não colocamos “palavra-chave” ali. Embora o SEO tenha sido construído com base em palavras-chave, seu peso no algoritmo de classificação diminuiu para abrir espaço para outros dados importantes, como a velocidade do site e a facilidade de uso para dispositivos móveis

Portanto, embora a pesquisa de palavras-chave e a escolha de palavras-chave sejam importantes, você não pode chegar ao topo dos resultados de pesquisa do Google apenas repetindo uma frase-chave 50 vezes em uma página da web.

3. Como colocar sua empresa no Google Maps e aumentar leads locais de SEO local?

Quando você busca no Google algo como “encanador”, “conserto de CA”, “empresa de marketing digital”, provavelmente percebeu que o Google usa seus dados de localização para exibir empresas próximas. Obviamente, se você possui um negócio local, deseja entrar nessas listagens locais (o “pacote local”) entre os anúncios PPC e as listagens orgânicas.

Para colocar sua empresa nas listas de mapas do Google, você precisa otimizar suas citações de NAP (nome, endereço, número de telefone) na web. Quanto mais citações locais você puder construir com informações consistentes do NAP, melhor. Você também precisa ter uma página perfeita do Google Meu Negócio. 

Dicas de como se cadastrar no Google meu Negócio.

Cadastre sua empresa conforme ela é consistentemente representada e reconhecida no mundo real quando possível, insira a palavra chave principal.

Certifique-se de que seu endereço e / ou área de serviço sejam corretos e precisos.

Escolha o menor número de categorias necessárias para descrever seu negócio principal como um todo.

Outras estratégias para chegar ao topo dos resultados de pesquisa do Google.

Embora as listagens pagas, listagens orgânicas e listagens locais sejam as três principais estratégias de SEM para colocar sua empresa na primeira página do Google, há algumas outras (indiscutivelmente) táticas subutilizadas para obter ainda mais listagens na primeira página (especialmente após a decisão do Google de limitar a aglomeração de domínios):

Microsites

Muitas empresas – especialmente aquelas com várias linhas de negócios – optam por ter mais de um site. Essas empresas tendem a ter um domínio principal ou principal complementado por um ou mais microsites.

Um microsite (às vezes chamado de mini site) é um site usado para complementar o domínio principal de uma empresa ou organização. Na maioria das vezes, o microsite terá uma URL distinta do domínio principal e terá seu próprio design e navegação exclusivos.


Os microsites podem ajudá-lo a atingir diferentes buyer personas, parecer mais relevantes e confiáveis, bem como obter várias listagens nos resultados de pesquisa orgânica.

Como ampliar ainda mais sua visibilidade utilizando SEO?

Para melhorar a experiência do usuário de seus próprios clientes, o Google gosta de exibir uma ampla variedade de mídia em seus resultados de pesquisa – incluindo vídeos.

Dê uma olhada nas listagens orgânicas abaixo – um vídeo ocupa o primeiro lugar. Um vídeo tem 60% mais probabilidade de ser classificado em um resultado de pesquisa do que uma página de destino no mesmo tópico.

Ter um canal no YouTube e incorporar vídeos em seu site são ótimas maneiras de aumentar as chances de você aparecer nos resultados de pesquisa relacionados.

Mídias Sociais + SEO.

Você já conhece sites sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn. Mas, dependendo do seu setor, existem outros sites sociais nos quais você deve considerar ingressar para aumentar suas chances de aparecer na primeira página do Google. Pinterest, Tumblr e Yelp são bons exemplos.

SEO para Imagens.

Otimizar as imagens em seu site pode ajudá-lo a chegar na primeira página do Google quando ele exibe resultados de imagens:

Google Notícias.

Publicar comunicados à imprensa para sua empresa pode potencialmente garantir a você um lugar na seção Notícias do Google, especialmente para termos de marca:

Coloque sua empresa no topo do Google com os serviços de marketing digital da Raincake.

E se você tem interesse em entender o comportamento do público-alvo de seu produto ou serviço e acha que esse é o momento certo para fazer pesquisas com os usuários e gerar insights transformadores, acesse nosso site e conheça nossos Serviços.