O que é experiência do usuário?

Experiência de usuário - Raincake

Conhecido como User Experience – UX , a experiência de usuário define como as pessoas se sentem quando navegam dentro do seu site, seja ele e-commerce ou aplicativo.

A nova tendência de mercado, é voltado em entregar ao consumidor, experiências memoráveis através de um site com um design responsivo, agradável, organizado e intuitivo.

A experiência do usuário é sobre pessoas. É observar e entender como é a experiência do usuário no seu site, quais são seus comportamentos e suas interações com seus produtos ou serviços enquanto navegam por ele. 

 

A importância da experiência do usuário em seus negócios.

Experiência de usuário - Raincake

É sempre bom ressaltar que o fundamento da união entre as metas do negócio e os produtos é a experiência vivida pelas pessoas.

No mercado e-commerce, por exemplo, a intenção é que seus usuários visitem, comprem e recomendem o seu site para outros usuários, certo? Mas para isso, é necessário oferecer uma experiência do usuário memorável e satisfatória, onde as chances dele voltar à página e recomendar para outros usuários aumentam consideravelmente.

A jornada de compra do consumidor mudou. Se antes era necessário entender sobre a marca sendo um cliente fiel presente em uma loja física, hoje, em questões de segundos já conseguimos informações e recomendações somente com um clique.

Quais são as jornadas de experiência do consumidor?

A jornada de experiência do cliente é toda interação com a sua marca e proposta de serviço. É nessa etapa que temos todas as respostas cognitivas, afetivas, sensoriais e comportamentais do consumidor durante todos os estágios do processo de consumo.

É crucial implementar um gerenciamento cuidadoso nas etapas do ciclo de experiência do cliente no mercado de atual. O foco está em sempre proporcionar uma boa:

  • Experiência de compra: conjunto de percepção que desenvolve entre o cliente e a marca.
  • Experiência na página: conjunto de sinais que avaliam como os usuários percebem a interação com uma página da Web.
  • Experiência de conteúdo: conjunto de conteúdos pertinentes para o público específico engajados em todas as etapas da jornada de compra.
  • Experiência do cliente: é a percepção geral sobre seu produto ou serviço, durante todos os processos de consumo do cliente, da pré-compra, consumo e pós-compra.

Como exemplo, recentemente a empresa Oi divulgou em suas plataformas, uma nova proposta focada em UX. Um “novo site” para um novo conceito digital, ou seja, mais simples, intuitivo e 5 vezes mais rápido que o original. 

Além disso, o novo site da Oi é totalmente mobile friendly, com interfaces 100% adaptadas a qualquer dispositivo (TV a Celular). O objetivo da empresa, está em levar uma experiência satisfatória, simplificando o acesso de seus usuários para suas ofertas, vendas e um atendimento ágil aos clientes.

Como melhorar a experiência do usuário?

Experiência de usuário - Raincake

A experiência do usuário é um conjunto de singularidades que determinam o quão satisfatória é a navegação em um site. O UX unifica muitos fatores que são elaborados por designer e desenvolvedores como: usabilidade, acessibilidade, desempenho, design, utilidade, interação e marketing.

Para o Google, uma vez que um visitante não interage em seu site é uma possível venda que o seu negócio está perdendo, além de prejudicar a navegação dos usuários. Por isso, foque em um site funcional priorizando sempre:

  • Estética do site: Afinal, esta é a primeira impressão que o usuário terá do seu site.
  • Usabilidade do site: Quanto mais claro e intuitivo for a usabilidade, melhor será a experiência do usuário.
  • Utilidade do site: Utilize informações e conteúdos que ajudem a resolver as dúvidas e as necessidades do seu usuário.
  • Acessibilidade do site: Garanta uma boa experiência em todos os momentos. Um site é acessível, quando possui uma navegação fluída em seus diferentes tipos de dispositivos, e não apenas de um computador.
  • Arquitetura de Informação: é você quem define o fluxo de comportamento do seu site. É necessário saber destacar as principais informações e direcionar a atenção para os locais certos.
  • O conteúdo: Oferecer uma experiência de conteúdo valiosa e transparente, motivará para que o usuário permaneça interagindo com o seu negócio até se sentir à vontade para se converter a cliente. 

Construir uma boa experiência e que gere os resultados certos para o seu negócio é um processo longo e adaptável de acordo com a jornada de seus consumidores, além das necessidades específicas da marca. 

É impossível projetar bons produtos sem entender o repertório cultural de seus usuários. Por isso, devemos pensar em experiências que encantam e emocionam.

E se você tem interesse em entender o comportamento do público-alvo de seu produto ou serviço e acha que esse é o momento certo para fazer pesquisas com os usuários e gerar insights transformadores, acesse nosso site e conheça nossos Serviços.