Quando os usuários pesquisam sobre produtos e serviços diretamente relacionados a seu nicho e seus negócios, você obviamente deseja aparecer o mais alto possível nas classificações dos mecanismos de pesquisa.
E quando pensamos em um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, é praticamente inaceitável não nos lembramos do SEO (Search Engine Optimization) e de suas estratégias para otimizar e deixar seu site bem ranqueado.
Porém, mais do que algoritmos com foco em posicionamento e construção de links, o SEO tem como objetivo otimizar páginas pensando, antes de tudo, na interação dos internautas.
Ou seja, também podemos entender o SEO como experiência de busca e como parte de um bom e sólido plano de UX para pequenas, médias e grandes empresas aperfeiçoarem suas interações.
E os processos de SEO e UX, se integrados estrategicamente, podem ser cruciais para os seus negócios e para te ajudar a obter mais usuários.
Antes, para se obter uma boa classificação nas pesquisas dos mecanismos de busca a maneira mais comum era a segmentação e otimização de palavras-chave. No entanto hoje, a fim de fornecer aos usuários resultados de alta qualidade, confiáveis e relevantes, o mecanismo de pesquisa introduziu várias alterações e atualizações, tanto em seus algoritmos quanto na maneira como se constrói uma boa experiência de navegação.
Isso significa que para estar obter um bom ranqueamento é necessário acima de tudo se colocar no lugar do usuários e buscar entender suas intenções de compra e analisar a forma como eles conduzem as consultas de pesquisa.
Em outras palavras, é impossível estudar ou aplicar qualquer estratégia de SEO sem antes considerar a experiência do usuário: quanto melhor o seu UX, mais leads você converterá em clientes e melhores serão as métricas da sua página, métricas essas que irão fomentar seu ranking diante dos mecanismos de pesquisa.
Um dos objetivos do SEO é ajudar você a se posicionar no Google e a se tornar mais visível. Porém, quando um usuário chega ao seu site, a função do UX é justamente a de encontrar respostas mais rapidamente para as perguntas deles e também aumentar o conhecimento deles sobre sua marca.
Esses dois aspectos do seu site, andam de mãos dadas e precisam ser integrados desde o início, até porque a diferenciação dos melhores sites se resume a elementos de design UX que influenciam as métricas e vice-versa.
Firebox, por exemplo, é um site britânico de varejo online de decoração, acessórios e diversos outros itens – diversos mesmo -, que podem ser comprados para presentear criativamente os amigos e familiares ou então para si mesmo.
O que o torna diferente de diversos outros sites do mesmo nicho? A união de estratégias de SEO com elementos e recursos importantes do UX, fazem com que ele fique na primeira página de resultados quando o assunto é presentes ‘incomuns’ e criativos.
Todos esses elementos, desde o menu e arquitetura do site até o carregamento das páginas e as escolhas dos formatos multimídia, do ponto de vista do SEO significa que o Google poderá encontrar e indexar suas páginas mais facilmente.
A implementação do design de SEO e UX pode parecer até desafiadora em um primeiro momento, no entanto elas são fundamentais para aumentar o ranking e criar uma marca sólida para os seus negócios.
Para isso é preciso ir além das métricas, ir além do convencional. É preciso analisar e investigar constantemente, assim como também é preciso investir em pesquisas e recursos com o objetivo não apenas de melhorar métricas e números, mas especialmente aperfeiçoar a experiência do usuário, levando em conta engajamento, grau de felicidade e contentamento, o poder da narrativa e da escrita do seu site para evocar emoções no seu público-alvo e tornar sua marca e seu negócio identificável.
Quando você sabe o que seu usuário precisa e integra isso a estratégias de melhoria, então você está colocando o foco no usuário e consequentemente fazendo bom uso do SEO e o do UX, o que te ajudará a manter seus clientes satisfeitos e então informar ao Google, e a outros sites de pesquisa, que você atende todos os requisitos necessários para ficar no topo da primeira página.
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