fbpx

Por que criamos Personas?

User Personas são importantes para a criação e implementação de estratégias digitais com foco no negócio. Entender quem são e como pensam as pessoas que vão utilizar o produto ajuda a encontrar as melhores maneiras de entregar uma boa experiência para seus usuários.

Mas afinal… o que são User Personas?

As personas são pessoas fictícias usuárias de produtos e serviços. Elas atuam como representantes de perfis de usuários reais.

As personas são ótimas ferramentas do Design de Interação. Elas ajudam a identificar os requisitos necessários para o projeto e  conseguem apontar os melhores caminhos para as escolhas de design e funcionalidades.

Empatia

Criar personas é uma  atividade de entender o outro e muitas vezes até se colocar em seu lugar. Precisamos saber como as pessoas se comportam, quais são seus desejos, quais suas frustrações e de que forma utilizam o produto.

Não  somos todos iguais

Não podemos resumir todos as pessoas que usam um determinado produto em apenas uma persona. Para um bom modelo de usuários deve-se separar os diferentes tipos de pessoas. Sempre é indicado a criação de no mínimo três e no máximo sete personas.

Precisamos entender a pluralidade do mundo e de seus habitantes.

Persona Tradicional X Proto Persona : Existem duas formas de criar as personas.

Persona tradicional

Para criar esse tipo de persona grupos de usuários são entrevistados, são feitas análises quantitativas e qualitativas para traçar perfis e comportamentos das personas.

Proto Persona

Eles são criadas de forma mais ágil através de brainstorming das equipes de UX.

Os times levantam todas as informações relevantes  que se sabe sobre a audiência que utiliza determinado produto para se criar essa persona.

As personas são criadas para:

  • Gerar consenso sobre necessidades, desejos e limitações;
  • Dar foco no projeto;
  • Engajar as equipes a pensar em pessoas;
  • Eliminar suposições;
  • Identificar requisitos;
  • Criar cenários;
  • Auxiliar na tomada de decisões.

Como construir uma Proto Persona?

O layout para a proto persona pode ser montado da maneira que cada um acha mais legal. O modelo mais usual é como mostramos na imagem abaixo.

Layout básico para criação de proto personas. Informações são separadas em quadrantes.

É importante que a persona que está sendo criada possua as seguintes informações:

  • Quem é o usuário?
  • Como é a sua personalidade?
  • Como ele se comporta?
  • Quais são suas informações demográficas?
  • Qual sua idade?
  • Qual a profissão?
  • Quais são suas necessidades e/ou objetivos?

As personas são boas ferramentas para  criação e elaboração de projetos de UX design. Elas garantem que a cultura de design centrado no cliente aconteça, por serem fáceis, rápidas e pouco custosas.


Continue lendo

Domínio e Serviço de Hospedagem para Websites