Ver menu

Como alcançamos o primeiro lugar nas buscas orgânicas do Google

Para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca do Google um site tem que apresentar um negócio autêntico e oferecer bons produtos e serviços. No mês de aniversário da Raincake ganhamos um ótimo presente, atingimos o primeiro lugar na busca orgânica do Google.

A Raincake alcançou o primeiro lugar nas buscas não pagas do google
A Raincake aparece em primeiro lugar quando buscamos por ‘estúdio de design ux em São Paulo’. Essa são algumas das palavras-chave que vinhamos trabalhando ao longo de alguns meses.

Mas qual a diferença de uma busca orgânica e links patrocinados?

Links Patrocinados: é investido um valor X, na plataforma Adwords, para ter mais visibilidade nos mecanismos de busca. A busca paga é sempre  exibida acima dos resultados de busca orgânica. Esse tipo de busca também trabalha com a escolha de palavras-chave que são pensadas para corresponder com os termos que as pessoas usam nas suas buscas.

Busca Orgânica: mostra as páginas que têm maior relevância (tudo que escrevemos sobre nós), reputação (como somos vistos pelas pessoas) e são bons produtores de conteúdo no seu nicho de trabalho.

Como funciona o posicionamento no Google?

O PageRank é um imenso algoritmo formado por uma série de fatores e critérios que determinam qual será o posicionamento de uma página.

Algum dos critérios são: percentual de cliques, tempo de navegação, taxa de rejeição.

Com eles são possível julgar a receptividade e usar essa informação para determinar o posicionamento nos resultados de busca.

Como foi o trabalho da Raincake para ficar no primeiro lugar?

Uma página deve entregar um bom conteúdo para o usuário. Ao acessá-la ele consegue suprir suas questões iniciais e ter curiosidade de continuar sua navegação pelo site. Qualquer site que tenha um trabalho cuidadoso com suas palavras-chave e na produção de seu conteúdo pode alcançar o Google top 10.

A Raincake usou alguns planejadores de palavras-chave como o SEMrush, Ubbersugest (gratuita), Answer the Public (gratuita), Keyword Explorer (10 buscas gratuitas por mês). Eles ajudam a ter insights sobre mercado e a identificar tendências, concorrentes e entender quais são os  melhores caminhos para se destacar no tráfego com as melhores palavras-chave.

Mas o que são palavras-chave?

As palavras-chave, keywords são as palavras que as pessoas escrevem no buscador do Google quando querem encontrar algo, alguém ou alguma resposta em suas pesquisas.

Quando usamos os planejadores e escolhemos boas palavras-chave o site e conteúdo produzido é melhor encontrado, lido, curtido e compartilhado.

As keywords são essenciais para que um site seja encontrado.

Otimizar o site usando palavras-chave? Como?

Otimize os campos de Meta Descriptions, Url, SEO Title, Title Tag; pegue a sua lista de palavras-chave e invista nesses campos.

Meta Descriptions

Nos resultados de busca a Meta Description é o resumo que aparece abaixo do título. É indicado colocar a palavra-chave do conteúdo nessa descrição, além disso, ela deve ser breve e direta.

Url

É importe criar url’s amigáveis. Os endereços precisam ser simples e explicativos por si só.

As palavras-chave podem estar presentes nesse título.

As url’s amigáveis são importantíssimas para a otimização dos conteúdos. Separamos dois exemplos para você entender melhor:

URL amigável: https://raincake.com.br/blog/seo-por-que-otimizar-o-seu-site/

O usuário consegue identificar que essa url abre um artigo do blog e sabe sobre qual assunto o artigo trata. Aproveitando, recomendamos a leitura do artigo se você quiser saber um pouco mais sobre otimização de sites.

URL nem um pouco amigável: https://raincake.com.br/69i57j33.5229j0j7&UTF-8

O usuário não consegue saber para onde está sendo levado e muito menos se essa página apresenta o assunto que está procurando.

SEO Title

O título de SEO aparece nas pesquisas realizadas por usuários no google e nas redes sociais. É indicado que a palavra-chave esteja presente no SEO Title também.

Title Tag

São títulos internos marcados com H1,H2,H3,H4…

As palavras-chaves escolhidas podem estar presentes nesses títulos. O title tag tem como objetivo que o leitor fique na página por mais tempo e continue a leitura.

Explorar as ferramentas que buscam e planejam as palavras-chave geram insights para criar boas estratégias digitais para o seu site.

Foi assim que a gente fez!

Usamos metodologias ágeis e centradas no usuários aplicamos diversas técnicas e ferramentas para chegar ao primeiro lugar. Assim como nós, seu site também pode ficar no TOP 10 do Google na sua categoria.

Quer saber mais sobre a Raincake?

Quer saber um pouco mais de como mapeamos problemas e construímos soluções? Conheça nossos cases https://raincake.com.br/cases/

A Raincake é uma agência especializada em construir estratégias digitais em User Experience Design, User Interface Design, Desenvolvimento e Web Analytics.

Compartilhar:

Todo projeto digital é único,

Estamos aqui para te ajudar com o seu