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SEO – entenda os porquês de otimizar o seu site

O que é SEO? O que fazer para ter um bom SEO no seu site? Entenda os motivos de otimizar o seu site para os mecanismos de busca.

SEO (Search Engine Optimization) uma das estratégias do marketing digital, é uma forma de fazer um site ser encontrado com mais facilidade por usuários em sites de busca como o Google, Yahoo ou Bing. O SEO utiliza estratégias para deixar o site bem colocado nas buscas. Quanto melhor forem as estratégias adotadas maiores são as chances do site aparecer entre primeiros resultados.

O que acontece ao otimizar seu site para os mecanismos de busca?

  • Seu site é facilmente encontrado pelo público alvo;
  • Melhora os resultados orgânicos;
  • Gera mais leads;
  • Eleva o número de conversões;
  • Obtem ROI positivo (Retorno sobre Investimento).

Como funcionam os mecanismos de pesquisa?

Pesquisas afirmam que 95% dos usuários ficam apenas na primeira página de resultados dos buscadores. Por isso, estar no topo das buscas é tão importante.

O SEO (Otimização dos mecanismos de busca)  realiza mudanças no site, usando o próprio conteúdo, que podem ajudar num melhor posicionamento nos resultados de pesquisa orgânicos (quando um site é localizado de maneira gratuita).


Como funciona o rastreamento do Google?

O Google tem uma série de robôs que rastreiam a web coletando todo o conteúdo disponível. Eles fazem uma indexação dos conteúdos e classificam os resultados. Os algoritmos são utilizados para determinar a ordem de relevância dos conteúdos e, descobrir o que é mais relevante nas pesquisas de usuário.

via GIPHY

Otimização ON-Page

O que chamamos de otimização ON-Page são melhorias em itens básicos, porém, fundamentais para um bom SEO:

  • Título: o nome da página, elemento mais importante para a otimização on-page;
  • URL: endereço do site. É preciso configurar o site pensando em URLs amigáveis;
  • Descrição: resumo do conteúdo do site, mostra para o usuário os assuntos que a página trata e tenta convencê-lo de que vale a pena entrar.

título, URL e descrição da Raincake na página de pesquisa do google.
exemplo de título, URL e descrição para SEO

A otimização dos mecanismos de busca envolve ajustes e melhorias nesses campos.

Pesquisa por palavras chave

Como usuários, geralmente, quando precisamos de algum produto e/ou serviço iniciamos nossas buscas digitando palavras do que precisamos no Google, esses termos são conhecidos como palavra-chave.

Definir quais são as palavras-chave mais importantes para um site fazem parte do processo de otimização dos mecanismos de busca. Essas palavras devem ser trabalhadas para melhorar a conversão e tráfego de um site.

Deve-se ficar atento, pois, todos os dias surgem novas tendências e produtos e consequentemente o comportamento do usuário pode se alterar, ocasionando uma contínua atualização das palavras-chave que devem ser utilizadas. Uma palavra muito buscada hoje, daqui a algumas semanas ou meses pode perder sua relevância.

Como tornar o site mais atrativo para os usuários?

O conteúdo tem que fazer sentido para o seu negócio e agregar valor para a sua audiência.

As pessoas adoram compartilham bons conteúdos. Principalmente, se eles forem atraentes e úteis. Elas tendem a promover o conteúdo do seu site ou blog nas redes sociais quando realmente gostam do assunto e acham que eles é sólido e bem escrito.

Essas interações possibilitam saber que os usuários estão dando uma resposta positiva ao seu marketing digital.

Existem outras questões se o usuário tem uma boa experiência em um determinado site como a: velocidade de carregamento das páginas, site responsivo (amigável para uso em dispositivos móveis), o tempo de permanência no site entre outros.


Como otimizar as imagens?

As ferramentas de busca procuram por todo o seu site por palavras que expliquem o que você faz. Elas ainda não conseguem “olhar” uma imagem e entender o assunto que ela está comunicando. Por esse motivo, é importante um conteúdo descritivo junto ao alt text (alternative text) nas suas imagens.

O alt text consiste em pequenas descrições das imagens presentes nos sites.  Ele facilita a acessibilidade, transforma sua imagem em conteúdo escrito (aumentando a possibilidade de um melhor ranqueamento nos buscadores). Além disso, se a imagem não carregar quem visita seu site saberá o teor do conteúdo visual.

O que é um Sitemap?

Os Sitemaps fornecem aos buscadores informações das páginas do seu site. Eles consistem em listas das URLs disponíveis. Isso ajuda a garantir que os buscadores conheçam todas as suas páginas, até mesmo as páginas que não seriam encontradas pelo processo normal de rastreamento. Os sitemaps ajudam as atualizações aparecerem em um menor espaço de tempo.



sitemap para SEO
modelo de sitemap



Concluindo…

Um bom trabalho de SEO, resumidamente – pois existem outras técnicas avançadas, engloba um site bem arquitetado, com páginas e conteúdos de qualidade orientados por palavras-chave. Com isso um site pode se tornar mais fácil de ser rastreado pelos mecanismos de busca e mais atraente para os usuários gerando autoridade.

Essa deve ser a sua meta!





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