SEO: Veja por quê sua empresa precisa aplicar em 2021.

10 razões para investir em SEO.

O SEO  é um dos principais ativos de Marketing Digital que poucas empresas utilizam de forma efetiva e recorrente. E dentro do oceano digital, essa é sem dúvida, o melhor barco para se navegar. 

O SEO é como um casamento: às vezes você não entende, às vezes você luta contra, às vezes você é inseparável, mas vocês estão juntos porque não podem existir um sem o outro.

Nesse artigo, reunimos dicas essenciais para entender por que sua empresa precisa de SEO em 2021 ou, no futuro.

⦁ SEO oferece resultados duradouros para uma empresa.

⦁ Você receberá um ROI impressionante.

⦁ A pesquisa orgânica muitas vezes é a principal fonte de tráfego.

⦁ SEO pode ser mais barato do que outras estratégias de pesquisa paga.

⦁ SEO é quantificável.

⦁ SEO oferece credibilidade e confiança ao seu público.

⦁ A pesquisa por voz continua crescendo e você precisa de maior visibilidade nas pesquisas.

⦁ Você pode empurrar seu público para o funil com o tipo certo de conteúdo.

⦁ Você pode obter mais clientes e mais tráfego com SEO local.

⦁ Você pode obter novas oportunidades para o seu negócio.

Quer saber a importância do SEO para as pequenas empresas? Ou você gostaria de saber se SEO é um bom investimento para 2021 e os próximos anos, ou talvez porque SEO é importante para seu sucesso online? Então não procure mais, aqui na Raincake é o lugar onde você encontrará as respostas para essas perguntas.  

Muitas mudanças e coisas aconteceram nos últimos meses. Experimentamos um novo Google Search Console com novos limites de rastreamento, algumas melhorias nos produtos do Google, muitas atualizações de algoritmos do Google e mais fatores de classificação adicionados ao algoritmo do Google.

Tudo o que aconteceu no passado pode ser um ponto de gatilho para ações de otimização, então você precisa manter o foco no SEO este ano.

1. SEO oferece resultados duradouros para uma empresa.

SEO é uma estratégia de longo prazo que lhe trará benefícios de longo prazo. Isso tem um impacto perceptível em seus negócios. Antes de iniciarmos um projeto de SEO, ouvimos as seguintes perguntas: “Quanto tempo vai demorar para ser classificado em primeiro para minhas palavras-chave?”. 

Muitos proprietários de negócios e empresas que começam a fazer SEO depois de um ou dois meses, simplesmente desistem e dizem “O SEO não funciona” ou “Não obtivemos os resultados que precisávamos para justificar o custo.”

Como obter resultados com SEO.

Se você começar um novo site, é importante saber que você verá os resultados em aproximadamente de 6 a 12 meses. Pode parecer um grande período de tempo para alguns, mas se feito corretamente, manterá seu site na SERP e os resultados obtidos podem durar anos. Isso pode ter grande importância de SEO para pequenas empresas que estão lutando para ter sucesso.

Se você já tem um negócio há algum tempo, sabe como é importante manter seu portfólio e gerar conversões. Ter visibilidade de pesquisa é um grande trunfo para obter resultados. O SEO pode ajudá-lo, oferecendo visibilidade no SERP e depois com resultados monetários, mas você tem que investir nisso – tempo e dinheiro.

Quais os fatores de SEO são relevantes.

Existem muitos fatores que devem ser levados em consideração quando pensamos em SEO. Você precisa de experiência e um plano viável para alcançar o sucesso de SEO.

SEO é e será um bom investimento para um negócio online, o que nos leva ao próximo ponto.

2. Você receberá um ROI impressionante.

SEO traz um grande retorno sobre o investimento se você tiver um orçamento saudável e um processo contínuo. Não defina expectativas irrealistas. Faça um orçamento de 6 a 12 meses de SEO, caso contrário, você corre o risco de perder dinheiro e é melhor usar esse orçamento para outra coisa. Pagar por apenas alguns meses não trará os resultados que você deseja e é como jogar dinheiro fora.

Estudos realizados por empresas da área de SEO constataram que mais de 40% da receita é capturada pelo tráfego orgânico e é melhor otimizar seu site para maximizar suas pesquisas orgânicas. Mais do que 18% das pesquisas locais feitas em smartphones resultaram em uma compra.

Investimento em SEO é um investimento no futuro?

O SEO pode gerar cerca de 15 vezes mais cliques do que anúncios no Google Ads. É uma estratégia de longo prazo, como já mencionamos, e não deve ser vista como uma forma imediata para gerar vendas. Um plano de longo prazo trará retorno sobre o investimento porque SEO é uma estratégia de marketing online com um dos melhores ROIs.

Pode ser difícil calcular o ROI, mas você tem muitas análises que pode rastrear e avaliar seus objetivos. Mesmo assim, o tráfego orgânico é muito mais poderoso do que outras táticas de marketing online, ainda mais forte do que os anúncios de busca pagos. 

Os resultados nos primeiros meses de uso de SEO podem ser terrivelmente pequenos. Mas depois do 6º mês, as coisas começam a subir. Você teria que esperar até que grandes leads chegassem, e você precisará de SEO para isso.

3. Muitas vezes, a pesquisa orgânica é a principal fonte de tráfego.

A pesquisa orgânica é responsável por uma grande parte da origem do tráfego de um site. Muitos estudos reforçam o valor da pesquisa orgânica e sua importância. De acordo com estudos, 51% de todo o tráfego do site vem da pesquisa orgânica e apenas 10% da pesquisa paga, 5% das redes sociais e 34% de todas as outras fontes.

A visibilidade da pesquisa é um grande trunfo e o Google detém uma fatia significativamente maior do mercado de pesquisa do que concorrentes como Yahoo, Bing, Baidu, Yandex, DuckDuckGo e outros mais. 

Todos nós sabemos a importância de um site confiável; um site que todo mundo gosta sempre é apreciado pelo Google. A qualidade e a otimização constante do site manterão o site como uma fonte confiável do Google e será qualificado como uma boa posição no ranking na primeira página de resultados do mecanismo de busca.

Existem mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, em média, no Google, o que significa 3,5 bilhões de pesquisas por dia.

4. SEO pode ser mais barato do que outras estratégias de pesquisa paga.

Pode ser barato se levarmos em consideração um plano de 6 meses. Para SEO, você precisa investir muito mais dinheiro na primeira fase, em comparação com outros métodos de publicidade paga, onde você tem que pagar mês a mês se quiser continuar recebendo tráfego em seu site.

O marketing de busca pago, em comparação com a otimização de mecanismos de busca, tem um tempo menor para retornar a conversão, mas sua empresa deve investir para ver os resultados. Enquanto você continuar pagando pelos resultados, você os obterá, o que, a longo prazo, não é tão justo quanto o SEO.

O SEO converte com mais eficiência, o SEM tem mais velocidade.

O marketing do mecanismo de pesquisa inclui todas as formas de publicidade paga para o seu negócio. Muita gente não investe em Search Engine Marketing porque é caro a princípio e desejam buscar alternativas mais baratas que infelizmente não têm continuidade e estabilidade.

SEO tem vantagem em melhorar a visibilidade do mecanismo de pesquisa a um custo mais barato do que SEM. O primeiro é um verdadeiro investimento no futuro do seu negócio e não um custo de marketing.

5. SEO é quantificável.

O SEO fornecerá muitos dados analíticos para o seu site. A única dificuldade que você encontrará é extrair os dados de você mesmo e tomar decisões para melhorar seus resultados. Pode ser um pouco complicado entender os dados e você terá que pensar mais neles antes de realizar qualquer ação. Qualquer bom praticante de SEO começa por encontrar os dados podres da pilha, o que não deve ser um grande desafio.

Existem ferramentas que podem ajudá-lo a acompanhar o desempenho do seu site. O Google Search Console fornece dados sobre as páginas que têm o melhor desempenho, problemas com dispositivos móveis em relação ao seu conteúdo no site e indexabilidade.

O Google Analytics fornece todos os tipos de dados sobre o seu site e aplicativos de terceiros, se conectado. Você pode ver informações sobre:

Seu público: o que eles gostam, o que lêem e assim por diante.

Fontes de tráfego e outros canais de coleta de usuários: diferentes sites, anúncios pagos, pesquisa paga, redes sociais e muito mais.

Conteúdo visualizado e ações comportamentais no site: páginas mais clicadas, eventos específicos.

Além dessas duas ferramentas, você pode optar por ferramentas de SEO, que mostram muitos outros recursos, como páginas de autoridade, classificação da concorrência, situação de vinculação, erros no site, conteúdo duplicado, velocidade lenta da página, lacunas de marketing de conteúdo, falta de compatibilidade com dispositivos móveis e muito mais. O tráfego móvel teve um alto crescimento nos últimos anos. Você não deve se esquecer desses elementos se quiser fazer seu negócio crescer. 

Como fazer um auditoria de SEO.

Uma maneira adequada de começar seria fazer uma auditoria do site , em seguida, olhar para o tráfego que chega até você e verificar essas páginas para ver se você precisa melhorá-las ou redirecionar o link se o conteúdo estiver obsoleto. O próximo item da agenda seria avaliação de backlinks e análise competitiva. Portanto, comece com aspectos técnicos no site e, em seguida, passe para os elementos de SEO fora do site.

6. SEO oferece credibilidade e confiança ao seu público.

Desde 2019 a confiança e credibilidade mais do que nunca tornou-se fator de classificação para o Google, com a mais recente migração para HTTPS. 

Isso significa que o objetivo do SEO deve ser construir confiança e credibilidade para o Google, para o usuário. Juntos, a experiência do usuário e o SEO significam sucesso nos negócios. Nos velhos tempos do SEO, era mais simples classificar usando todos os tipos de atalhos. Agora, o internauta desempenha um dos papéis mais importantes. Você precisa conhecer muito bem seu público-alvo e estimular seu apelo para que sua marca construa autoridade. Dessa forma, você terá a oportunidade de quantificar seus esforços de marketing.

Todo mundo quer tráfego, confiança e credibilidade, mas poucas pessoas realmente sabem que a UX está envolvida nesse processo. 

Se você ganhar confiança e credibilidade, seu site ganhará autoridade, mas autoridade não é fácil. E para isso, você precisa oferecer informações valiosas, ter um site limpo e fácil de usar. Leva tempo, paciência e esforço para fazer seu público confiar em sua marca e no conteúdo que você fornece. Todo crescimento de negócios precisa de UX em sua estratégia de geração de leads.

UX é menos sobre aparência e mais sobre usabilidade.

O design do site, como navegação fácil e estrutura de site intuitiva, são um ponto de partida para a criação de sites amigáveis ​​ao usuário. É muito importante ter conteúdo e descrição relevantes para cada seção do seu menu e cada página que você possui. Fale a língua do usuário e não tente mudar a roda no processo de funil natural, caso contrário, o usuário se sentirá desorientado.

O SEO eficaz se baseia em três pilares: autoridade, relevância e confiança. O Google tem algo chamado Fator de confiança, que é uma combinação de vários fatores que calculam a confiabilidade de um site. Quanto mais confiável for um site, mais provável é que os artigos tenham uma classificação mais elevada no Google. Um site é considerado menos confiável por apresentar conteúdo nocivo e / ou de baixa qualidade.

7. A pesquisa por voz continua crescendo e você precisa de maior visibilidade na pesquisa.

A pesquisa por voz aumentou muito nos últimos anos. Até mesmo estudos mostraram isso.  As consultas de pesquisa por voz em 2021 são agora 35 vezes maiores do que em 2008 (quando a pesquisa por voz foi lançada).

Não há dúvida de que a pesquisa por voz teve um crescimento acelerado e se tornará ainda maior em 2019. Muitas marcas desenvolveram tecnologias de pesquisa por voz para aplicativos assistentes que ouvem o usuário e fornecem resultados de áudio com base em suas consultas.

Há 4 categorias de consultas de pesquisa por voz:

Assistente pessoal: inclui listas de tarefas, reuniões agendadas e todos os tipos de eventos, mensagens de texto, chamadas ao telefone e outras atividades do dia-a-dia.

Diversão e entretenimento: comprar e ouvir música, pesquisar filmes, séries de TV e ações semelhantes.

Informações gerais: pesquisa na web, notícias, publicações e mídia semelhante.

Informações locais: pesquisa de restaurantes, hotéis e locais próximos, engarrafamentos.

Você precisa tornar seu público mais ciente de sua marca e fazer com que ouçam sobre você com mais frequência. Isso o ajudará a aumentar o conhecimento de sua marca e obter mais benefícios, como autoridade, tráfego e receita. Na hora de implementar o SEO é muito importante conhecer seus usuários, conectar-se com eles e fazer com que eles o reconheçam pela particularidade que você possui.

Dessa forma, você será memorável e gerará a lembrança da marca, para que mais clientes fiquem com sua marca. Você precisa fazer com que eles sempre procurem e procurem por você.

8. Você pode empurrar seu público para o funil com o tipo certo de conteúdo.

O SEO começa logo no TOFU, que não é comida. Significa topo do funil. Você pode fazer uma correlação com a comida e pensar nela como um aperitivo. Porque SEO está na primeira divisão, onde está o seu público. Você precisa atrair uma grande parte dos usuários desde o início e, em seguida, empurrá-los para baixo no funil através do meio do funil (MOFU) e da parte inferior do funil (BOFU) usando outras técnicas.

Na primeira fase do ciclo de compra, o usuário chega à nossa página e você deve mantê-lo lá, oferecendo um conteúdo valioso e informações úteis. Portanto, o processo de otimização de busca começa com a pesquisa de palavras-chave, entendendo seu público, aprendendo seu idioma. Existem outros elementos técnicos de SEO que devem ser levados em consideração, como alta velocidade de carregamento, imagens de alta qualidade e sem perdas, site compatível com dispositivos móveis, páginas não quebradas e assim por diante.

9. Você pode obter mais clientes e mais tráfego com SEO local.

Se estamos falando sobre os motivos pelos quais você precisa investir em SEO, a otimização local deve estar na lista. Devido ao aumento de buscas móveis e buscas por voz, o SEO local começou a dominar as tendências de SEO. Agora, tornou-se obrigatório para todos os negócios online. 

Pesquisar qualquer localização comercial nos mapas ajuda o usuário a ter mais confiança e conhecimento sobre o seu negócio. Pode chegar até você com mais rapidez e receber reconhecimento por meio de avaliações.

O Google Meu Negócio é uma ótima maneira de iniciar seu processo de otimização de mecanismo de pesquisa local. Lá você pode adicionar informações de NAP (nome, endereço, telefone) e pode conectar seu site, vincular conta social, adicionar fotos e muito mais. 

Outro exemplo, se você tem um restaurante perto do estádio em Madrid e um de seus clientes está visitando o estádio e depois decide comer. Em seguida, procuram um lugar que gostem perto dele e acabam no seu restaurante. 

Você pode usar a otimização local para o seu blog e pesquisar palavras-chave locais para incluir em seus artigos e também para impulsionar sua classificação ao segmentar as primeiras posições no Google. Se você está direcionando para um local específico, use a  ferramenta de palavras-chave e o Assistente de conteúdo , que são muito simples e fáceis. Por exemplo, se você está segmentando uma loja de imóveis e o local de sua empresa é São Paulo, há duas situações:

⦁ Se você deseja segmentar apenas as pessoas da cidade de  São Paulo ou que estão em São Paulo, a recomendação seria escolher a “Loja de imóveis” e definir o rastreamento local.

⦁ Caso deseje segmentar outras cidades na região metropolitana, você deve escolher a opção de rastrear “lojas de imóveis em São Paulo” para ver todas as pesquisas feitas em outras cidades.

10. Você pode obter novas oportunidades para o seu negócio.

SEO de alta qualidade pode trazer muitas possibilidades para construir um negócio melhor e uma marca maior. Você não apenas melhorará seu negócio, mas também o fará brilhar. 

Quando as pessoas entendem sua marca devido a um processo de otimização de mecanismo de pesquisa de qualidade, você chega a uma nova fase no crescimento do seu negócio. Se você tem uma marca conhecida, as pessoas irão procurar por você, compartilhar seu conteúdo e entrar em contato com você para colaborações. 

Pode se tornar uma marca adorada, um conceito usado quando a fidelidade à marca vai além da razão. E para criar uma marca adorada,  você precisa de ótimas histórias que desencadeiam efeitos sensoriais que vão além do monitor. Também é importante demonstrar compromisso e empatia com o público.  

Conclusão:

O SEO é uma parte importante de qualquer plano de marketing de entrada porque ajuda as pessoas a encontrar (e depois compartilhar) o seu conteúdo. As empresas devem investir em SEO para obter os resultados desejados.

Implementar um SEO de qualidade traz muitos benefícios para o seu negócio, não importa o quão grande ou pequeno ele seja. Sempre será benéfico aproveitar ao máximo seu SEO e aumentar as oportunidades de crescimento.

Comparando com outras táticas de busca paga, o SEO tem a garantia de um relacionamento de longo prazo. Você vai investir e obter os resultados por um período mais prolongado. Você não precisa injetar rios de  dinheiro para mantê-lo funcionando. Se feito corretamente, ele continuará por si só. 

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