Usabilidade e UX: uma ferramenta estratégica para os negócios

Imagine que você acabou de colocar no ar o site do seu negócio, seja ele um produto, um projeto, um blog, e que esse site, o qual você investiu tanto tempo e suor, esteja exatamente do jeito que você queria: novo em folha e com uma interface visualmente bonita e atraente, que com certeza vai atrair muitos usuários.

Mas você nota que ao mesmo tempo em que seu site é esteticamente lindo e interessante, ele também demora em carregar as páginas, possui links quebrados (páginas não encontradas), e que a escolha das fontes e cores, embora bonitas, tal qual aquele menu de navegação criativo, não permite que as pessoas encontrem as informações e você começa a pensar que talvez não tenham sido a melhor opção.

E o que isso quer dizer? Simples: os usuários que acessaram o seu site provavelmente não irão querer retornar, porque apesar de ser atraente em um primeiro olhar, o seu site falhou no quesito Usabilidade.

Mas afinal o que é usabilidade e porque ela é essencial para seus usuários e para o seu negócio?

 

A usabilidade como componente do UX

 

Em termos simples, usabilidade refere-se à facilidade de acesso e/ou uso de um serviço digital, seja ele um site ou um aplicativo. 

Podemos entendê-lo como uma sub-disciplina do design UX, onde é possível observar aspectos como navegação, posicionamento de recursos e ferramentas, complexidade de tarefas, acessibilidade, facilidade de uso, arquitetura de informações, estratégia e estética visual e micro interações e animações.

E quando qualquer um desses elementos são deixados de lado, sem receber a devida atenção e pesquisas necessárias, isso leva a um site que prejudica seus negócios de maneira silenciosa.

Em outras palavras, todo o dinheiro que sua empresa investe tentando gerar um bom tráfego é desperdiçado se os usuários estiverem passando por maus bocados no seu site.

Entretanto, mesmo considerando primordialmente os perigos e as consequências de se negligenciar a usabilidade do seu site, há ainda o lado bom e crucial a se visualizar em torno de tantos recursos e possibilidades: proporcionar uma boa experiência ao usuário torna-se uma vantagem competitiva!

O resultado? Ao trabalhar com o que você já possui, otimizando seu site e tomando decisões do ponto de vista centralizado no usuário, você pode se destacar da multidão.

Aqui na RAIN exploramos como a usabilidade influencia diretamente no sucesso de um negócio e como por meio dela a sua empresa pode construir um serviço ou produto digital mais eficiente e eficaz.

 

Clareza, acessibilidade e relevância = credibilidade

As empresas que oferecem serviços digitais não conseguem mais se expandir sem um processo sistemático que se concentre no pensamento conduzido pelo design e pelas estratégias oferecidas pelo UX.
Por isso não é de hoje que grandes marcas começaram a investir em melhorias com foco em proporcionar a melhor experiência através de uma boa usabilidade.

Pensemos na Apple e seus produtos: eles são complexos, porém simples e intuitivos.
O conteúdo relevante é apresentado de maneira limpa e direta, focando no que realmente importa; o menu de navegação superior clássico contém o logotipo, as diferentes categorias de produtos, um link para a página de suporte e uma função de pesquisa. 

Não há distrações, o que facilita – e muito – os usuários no processo de navegação e no alcance de seus objetivos no site. Eles conseguem satisfazer a demanda de seus visitantes, atendendo a seus propósitos. 

A boa usabilidade depende de o seu site estar disponível, claro, credível e relevante para as pessoas que realmente o usam.

Agora, como proprietário de uma empresa, como você pode tornar isso possível?

 

Usabilidade em primeiro lugar: Investindo em pesquisas e testes

 

Traçar as fronteiras da experiência do usuário pode se assemelhar muito com explorar um país em um mapa, buscando entender seus fenômenos, sua história, seus propósitos, e tentar aplicar estruturas. Porém devemos lembrar que os usuários são pessoas, e como tal eles tomam decisões dirigidas pela lógica e pelas emoções.

Ou seja: boa usabilidade não é alcançada da noite para o dia.

A essência da usabilidade e a criação de boas experiências do usuário é colocar seu site ou seu aplicativo nas mãos de muitos usuários e perguntar a ele: “O que você pensa? Você é capaz de usar isso facilmente? Foi uma experiência satisfatória para você?”

Isso requer uma pesquisa completa do usuário e uma abordagem interativa de testes – especialmente testes de usabilidade -, entrevistas de profundidade e aprimoramentos constantes, além de outras ferramentas e recursos minuciosos de análise que apenas profissionais e empresas experientes em UX conseguem organizar e digerir.

Portanto concentre-se na usabilidade, e lembre-se que o comportamento e a facilidade com que os usuários encontram o que deseja no seu site deve ser a principal prioridade do seu negócio.

E se você deseja criar uma experiência de alto nível para os seus usuários, acesse nossa página de Serviços e descubra como nós da RAIN desenvolvemos estruturas e projetamos um UX cativante para o seu produto e para os seus clientes.