Ver menu

Entenda a importância do UX Design para o seu projeto

Não adianta fazer um site lindo, cheio de funcionalidades se o seu usuário não consegue utilizar o produto. O UX designer é o profissional que define questões estratégicas e práticas para que isso não aconteça. Mas, afinal, o que é UX design?

UX (User eXperience) traduzindo para experiência do usuário são as experiências de quem usa um  determinado produto, marca ou serviço.

É importante lembrar que, segundo Jim Kalbach, uma experiência é:


1 – Holística: contêm ações, pensamentos e sentimentos;

2 – Pessoal: pessoas têm percepções subjetivas;

3 -Situacional: circunstâncias podem mudar drasticamente uma experiência.

O UX design busca entender como usuários interagem ao efetuarem uma tarefa ou utilizar algum produto.

Por que o UX Design é importante?

O UX Design utiliza métodos e técnicas com a intenção de construir experiências de uso funcionais e agradáveis. Com ele conseguimos identificar e otimizar essas experiências. Todo o processo de UX Design começa ao identificar quais são as maiores necessidades das pessoas e traduzi-las em serviços facilmente navegáveis.

Nas pesquisas de planejamento é compreendido qual o público alvo de determinado produto. Colocamos o usuário como condutor do fluxo de experiência para o processo de desenvolvimento.

As informações coletadas no processo de pesquisa são organizadas, cria-se a arquitetura da informação, organizam-se fluxos de navegação, desenvolvem-se protótipos navegáveis. Cada um desses passos é validado por testes de usabilidade (métodos usados para entender como as pessoas pensam).

Assim, fica fácil criar experiências memoráveis e melhorar a percepção dos usuários sobre determinado produto.

Por que usar UX Design no seu site?

Para você:

Quando você está buscando uma agência de ux ou consultoria de ux, o ideal é ter noção ou conhecimento básico sobre o assunto para fazer uma boa escolha (Por isso, revolvemos ajudá-lo com este artigo).

Para quem trabalha com produtos ou serviços digitais ter um ambiente administrativo bem construído, com as técnicas de ux design, facilita no gerenciamento de todos o conteúdo (isso inclui fotos, textos, vídeos).

Usando a plataforma com sistema de gestão em WordPress não é necessário ter conhecimento de programação front-end. O conteúdo é facilmente publicado com um editor de conteúdo intuitivo de um jeito bem simples.

A plataforma WordPress é segura e fácil de manusear, leia mais sobre isso no nosso artigo: WORDPRESS: OS 4 MOTIVOS PARA INVESTIR NESSA PLATAFORMA.


Para o seu visitante:

Você deve sempre se perguntar:

1 – Quem são meus visitantes?

2 – Quais são suas histórias?

3 – O que eles querem ao visitar meu site?

O visitante acessa seu site com objetivos definidos. Ele deve conseguir executar esses objetivos de forma fácil. As interações precisam ser relevantes e focadas no usuário. Para que isso aconteça toda a comunicação precisar estar bem desenhada e testada. Isso faz com que melhore a percepção do usuário para a marca, gera fidelidade e criam experiências inesquecíveis.





IMPORTANTE! Evite pular etapas.

Todo o processo de pesquisa, arquitetura da informação, criação e desenvolvimento devem ser seguidas. Tudo deve ser feito com muito planejamento. Não se esqueça de validar fluxos, layouts e funcionalidades com seu usuário.
Resumindo, a experiência do usuário precisa ser simples, agradável e relevante.

Referências que usamos para escrever esse artigo:


Compartilhar:

Todo projeto digital é único,

Estamos aqui para te ajudar com o seu