fbpx

WORDPRESS: 4 MOTIVOS PARA INVESTIR NESSA PLATAFORMA.

Você já ouviu falar em WordPress? Se você ainda não sabe o que é, vamos te explicar, e se você já conhece, vamos te dar alguns motivos para investir nessa plataforma, antes de iniciar o desenvolvimento web do seu próximo projeto.

WordPress é uma plataforma que gerencia conteúdo (CMS – Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), a tecnologia mais utilizada no mundo. Nela nós podemos criar um site para o seu negócio, um blog, ou até mesmo um portfólio. E você de uma forma bem simples e intuitiva pode alimentar os conteúdos, sem a necessidade de ter conhecimento de programação front-end (HTML e CSS por exemplo).

 Imagem mostra um notebook aberto. Uma pessoa está navegando na internet. Suas mãos estão sobre o teclado. #pracegover

1. Autonomia 

Toda a parte de  manutenção e atualização de conteúdo pode ser feita pelo próprio usuário. Desta forma, o primeiro ponto positivo que vamos destacar neste artigo sobre o WordPress é a autonomia adquirida.

Sabemos que, hoje em dia, ter uma estratégia de marketing digital sempre atualizada é essencial para o bom desempenho do negócio, pois o site é um ponto muito importante de contato com clientes e prospects. A facilidade em adicionar conteúdo na plataforma é tamanha, que até mesmo pessoas que apresentam somente familiaridade com editores de texto como o Word, podem atualizar site no WordPress.

2. Flexibilidade 

Outra vantagem de utilizar o WordPress é a flexibilidade que ele proporciona.

Você pode escolher os mais diversos tipos de site: blogs, e-commerce, institucionais, fóruns, entre outros, de acordo com o tipo de assunto e negócio que você pretende desenvolver. Outro fator que acomete flexibilidade na administração da ferramenta é a possibilidade de agendar conteúdos a serem publicados, criar rascunhos e também revisar o que for preciso. Você também pode fazer o gerenciamento de usuários, possibilitando colocar funções nas páginas (administradores, editores) e até mesmo, limitar a visualização de conteúdos (com acesso restrito), tudo isso sem prejudicar a segurança do ambiente online.

 

3. Criação de temas do zero

Não indicamos temas prontos ou pré-prontos de forma alguma. Eles são suscetíveis a invasões, atrapalham futuras atualizações e acarreta lentidão ao site ( apresentam muitos plugins). Até as pequenas modificações podem ter grandes efeitos colaterais em toda a estrutura do seu site.

Pensando em Design UX (experiência do usuário) e na usabilidade do site é possível criar um produto digital bastante intuitivo e user friendly para você aplicar no seu site. A criação de um tema do zero para o seu site irá facilitar a navegabilidade do usuário afetando de forma positiva os seus resultados.

 

4. Comunidade

A plataforma possui uma comunidade bem ativa e solidária. Usuários, desenvolvedores, programadores, criadores de conteúdo, estão sempre prontos para ajudar os demais e tirar algumas possíveis dúvidas, que geralmente são respondidas por meio de fóruns.

Além de todos os benefícios citados acima, dois pontos ainda são bastante importantes de ressaltar: o primeiro é que o código em que o WordPress é construído está totalmente de acordo com os padrões estabelecidos pela W3C (organização responsável por padronizar elementos da web), ou seja, isso assegura que o seu site funcione de maneira perfeita nos navegadores atuais, e nos que ainda estão por vir.

A liberdade também é um quesito importante, pois você mantém a propriedade de todo e qualquer conteúdo que for desenvolvido na plataforma, além das possibilidades das rotinas de backup, gerenciamento e controle dos conteúdos. A licença que a plataforma do WordPress atua é a GPL (General Public License), permitindo que você seja livre para utilizar o conteúdo da maneira que achar melhor.

Concluindo, se você deseja uma plataforma segura e fácil de manusear, com certeza o WordPress é a melhor opção disponível na web.