Hoje, o cliente está em qualquer lugar vendo seu site de plataformas diferentes. É importante que na hora de planejar seu site, você leve isso em consideração, afinal ele deve ficar visual e navegável pelo celular, tablet ou desktop. E no artigo de hoje, vamos explicar sobre a importância do design ser responsivo para o seu site.
Resumidamente, design responsivo é pensar em adaptação de dispositivo, isto é, ter um layout que possa ser lido mesmo nos menores dispositivos ou nas maiores telas de desktop. Mas é importante salientar que o design responsivo difere do adaptativo, apesar de ambos terem o mesmo fim, o adaptativo buscará ter várias versões de uma mesma página.
O primeiro ponto é entender que o caminho do usuário para entrar num site mudou, hoje os dispositivos móveis superaram os acessos via desktop. Segundo a Digital 2020 Global Overview Report, o tráfego móvel ocupa 53,3% dos acessos.
Após a pandemia, estima-se um aumento da publicidade em dispositivos móveis em quase 5%, sendo assim, os grandes motores de busca também estarão de olho na sua responsividade. Esse é um dos fatores avaliados pelo Google para determinar quais sites estarão na sua primeira página, então é importante considerar o tempo de carregamento da página e quanto tempo o seu cliente passa dentro dela.
Segundo ponto é a experiência que o consumidor terá dentro do seu site, trazendo mais conforto para absorver seu conteúdo ou até mesmo realizar a compra desejada.
O último fator, mas não menos importante, é a gerenciamento das fontes de tráfego, já que tendo apenas um design adaptável, não é preciso gerir duas fontes de tráfego ou calcular o ROI de duas plataformas.
Também vale ressaltar que a partir de um dispositivo móvel, o usuário consegue compartilhar mais facilmente nas redes sociais, onde se encontra, cerca de 140 milhões de usuários ativos conforme a pesquisa citada acima.
Alguns princípios devem ser observados quando começar a pensar em desenvolver seu site:
Um exemplo de grandes veículos que podemos considerar é o The New York Times, que adaptou inclusive a forma de ler o seu jornal sem perder o já reconhecido layout do papel. Outro, bastante usado é o YouTube, que possui uma disposição dos seus vídeos de forma diferente no mobile, tablet ou computador.
Aqui na Rain inovamos com uma nova usabilidade para o projeto LabThink Olga, onde, após a descoberta dos pontos a melhorar, definimos uma estratégia e desenvolvemos uma nova experiência para os usuários.
Quer melhorar a experiência do usuário em seu site, com responsividade? Não perca tempo e venha conhecer os nossos serviços aqui.
Esperamos por você!