Pesquisar é procurar respostas para problemas. O card sorting é apenas um dos métodos usado para obter respostas direto dos usuários. Vários tipos de pesquisa podem ser aplicadas em um projeto de UX Design. Elas têm diferentes utilidades, mas estão sempre voltadas para a forma que o usuário enxerga o produto.
O card sorting é uma classificação de informações feita com o uso de cartões. Ele mostra como o conteúdo de um site ou aplicativo deve ser organizado para atender as expectativas dos usuários.
Em uma pesquisa que utiliza o método os participantes da pesquisa são orientados a organizar o conteúdo em grupos de similaridade.
Saber quando e como usar esse método de pesquisa, entender previamente o que esperar ou não esperar e saber como interpretar os resultados é importante para que está liderando a aplicação desse tipo de teste.
Classificar o conteúdo em cartões ajuda o time de UX Design a entender como o usuário pensa, além disso, gera consenso no time de UX sobre como a informação será apresentada.
Cada um de nós organiza nossos guarda-roupas de formas diferentes. O mesmo acontece com a informação. As pessoas têm uma forma muito pessoal de categorizar coisas. Por isso, o card sorting é indicado quando se precisa compreender as diversas formas de classificar itens e pensar estrategicamente qual funcionará melhor no projeto.
O método geralmente é utilizado para resolver problemas de Arquitetura da Informação. Também aplicamos o card sorting quando se faz necessário validar ideias de organização do conteúdo.
Informação, desinformação e excesso de informação causam grande desorganização no nosso dia a dia. Para evitar a confusão que a falta de organização pode levar é necessário eliminar os ruídos para encontrar os pontos importantes de cada projeto. Esse desafio é aceito pelos times de UX na construção da arquitetura da informação de sites e aplicativos web.
A arquitetura da informação é construída através de 4 sistemas interdependentes, cada um com suas próprias regras. São eles:
Sistema de Rotulação;
Sistema de Navegação;
Sistema de Organização;
Sistema de Busca.
O card sorting entrega informação para a construção dos sistemas que compõem a Arquitetura da Informação.
O participante tem maior liberdade, ele pode criar e nomear as categorias enquanto agrupa as cartas. Esse tipo de Card sorting é mais adequado quando se quer descobrir quais os possíveis rótulos que uma pessoa pode criar e como ela agrupa os cartões. É possível acompanhar o modelo mental de cada participante.
Quando já tem um conjunto de categorias estabelecidas é solicitado aos participantes que atribuam os cartões seguindo essa hierarquia já existente.
Permite identificar se as categorias propostas fazem sentido para o modelo mental do usuário. O card sorting hibrido dá a possibilidade de criar novas categorias e agrupar o conteúdo de forma que o usuário considere mais coerente.
Os participantes fazer os agrupamentos sozinhos. Os dados de todas as respostas são compilados e estudados.
Os participantes são divididos em pequenos grupos, de acordo com seu perfil, juntos devem chegar a um agrupamento.
Para quem trabalha com arquitetura da informação o Card Sorting é extremamente útil no entendimento do modelo mental de cada pessoa. Aprende-se como as pessoas categorizam, descrevem e pensam sobre conceitos.
Entender como cada indivíduo pensa é fundamental para organizar as informações de uma forma que a grande maioria das pessoas consiga encontrar.
Os principais passos são os seguintes:
Interpretar cuidadosamente os resultado
Analisar e apresentar os resultados as partes interessadas é a última etapa de card sorting. Os resultados podem ser apresentados de várias formas, a mais comum é no formato de dendrogramas. Eles também podem ser facilmente visualizados em uma simples estrutura hierárquica.
O card sorting é um ótimo método para ser aplicado em sites e aplicativos que precisam criar uma boa arquitetura da informação com categorias e sub-categorias.
Entender o modelo mental dos usuários vendo como eles categorizam um produto digital ajuda os UX a entenderem como as pessoas interpretam e dão sentido ao conteúdo na web.