Qual a diferença entre UX e UI Design?

O mundo digital tem se tornado cada vez mais complexo, dinâmico e tecnológico, e a busca por implementar seus recursos e ferramentas nos negócios tem feito empresas investirem cada vez mais em desenvolvimento e design, com o principal intuito de trazer inovações ao mercado e oferecer experiências únicas e extraordinárias para seus clientes e usuários.

E quando falamos de construir boas experiências digitais, é praticamente impossível não comentarmos sobre o UX e o UI, hoje principais agentes na idealização e estruturação de projetos e processos de design.

Mas você sabe do que se trata exatamente o UX e o UI, quais as diferenças entre os dois (pois é, eles não são a mesma coisa!) e como cada um pode contribuir para o crescimento do seu produto/serviço?

Nesse artigo iremos te ajudar respondendo as principais questões em torno de cada respectivo serviço e quais os impactos que cada um pode gerar para sua empresa.

 

Arquitetando experiências: O que é o UX?

 

UX é a sigla para User Experience, que basicamente se aplica a qualquer coisa que possa ser experimentada – seja um site, um produto digital como aplicativo ou sistemas digitais, por exemplo. A parte “experiência do usuário” refere-se justamente à interação entre o usuário e um produto ou serviço.

Ou seja, um bom design de UX concentra-se no lado interativo do produto, como ele se comporta e como as pessoas podem interagir com ele.

As metodologias de pesquisa UX buscam descobrir as necessidades, desejos, motivações e comportamento de um usuário, baseando-se na psicologia cognitiva e na observação dessas pessoas, tanto no seu dia a dia, por exemplo, quanto em contato com um produto.

No contexto digital o UX concentra-se especialmente em diversos métodos e técnicas de estudo, pesquisa e análise, como por exemplo, o User Research, o estudo de Personas, testes de usabilidade e ainda wireframes – que visam demonstrar fluxos e protótipos em estágio inicial.

Seja na criação de um site, um aplicativo ou sistemas complexos, a pesquisa de UX geralmente é feita antecipadamente, antes de projetar a aparência e pensar nos elementos visuais, para garantir que os recursos e o fluxo de uso atendam e correspondam às necessidades dos usuários.

 

Projetando exteriores: O que é o UI Design?

 

O UI, ou User Interface, é uma pequena parte do UX, até certo ponto. No entanto, o design da interface do usuário se concentra mais na aparência e apresentação de um produto.

Com um entendimento das necessidades do usuário, o UI concentra-se nos detalhes do layout e em como organizar a interface, trabalhando com a função de refinar os estudos e pesquisas de UX e iterar nos projetos, criando modelos e layouts, e projetando cores, tipografias e outros elementos do design visual.

O design de interface, ao contrário do UX, é um campo estritamente digital, afinal trata-se de um ponto de interação de um usuário com um produto/dispositivo digital, considerando a aparência, a sensação e a interatividade.

O UI busca garantir que a interface de um produto seja o mais intuitiva possível, considerando cuidadosamente cada elemento visual e interativo que o usuário possa encontrar, pensando em ícones e botões, espaçamento, transições, imagens, animações e design responsivo.

 

Primeiras impressões, credibilidade e reconhecimento: Como UX e UI funcionam em harmonia.

 

Design de interface do usuário é como a cereja no topo do bolo UX, e quando se trata de design de produto, UX e UI se complementam. E no mercado competitivo de hoje, acertar os dois aspectos é uma necessidade absoluta.

Até porque o UX e UI é o que nivela nossa experiência geral em relação a um produto ou serviço e nos torna leais a uma marca.

É importante termos em mente que um design bonito e elegante não pode salvar uma interface confusa para navegar e cheia de obstáculos, e uma experiência incrível e perfeitamente apropriada para o usuário pode ser afundada pelo mau design da interface visual, o que torna o uso de qualquer produto/serviço desagradável.

Em outras palavras, investir em uma boa interface do usuário e em técnicas de UX pode ter um impacto direto nos seus negócios, ajudando a construir a lealdade e satisfação do cliente – fatores cruciais para aumentar a taxa de conversão e ajudar sua empresa a crescer.

A RAIN hoje oferece serviços e soluções digitais para os seus negócios, unindo design e tecnologia com foco na experiência do usuário e as necessidades de seus clientes. Conheça nossos Cases e nossa página de Serviços e descubra como podemos projetar experiências memoráveis para sua marca.