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Google Analytics: como devemos analisar?

Existem diversos fatores importantes para compor análise estratégia de marketing digital assertiva junto ao seu público-alvo, mas uma das mais importantes é a leitura e mensuração de performance, feita com o famoso Google Analytics.

No artigo de hoje, vamos reforçar a importância dessa ferramenta e como você pode utilizá-la para analisar e melhorar seus resultados

O que é e como usar o Google Analytics?

Se você acompanha nossos artigos já deve saber o que é, mas reforçamos sempre que necessário. O Google Analytics é uma ferramenta essencial para qualquer nicho que deseja operar com mídias digitais. Ele monitora e analisa o tráfego da sua página, por exemplo. Outra situação é que ele unifica diversos outros serviços da Google. 

Primeiramente, é preciso ter uma conta Google, depois é só criar uma conta dentro da plataforma e seguir o passo a passo da tela. Ele irá gerar um código para acompanhamento e gestão, esse código deve ser fornecido para sua web, mas caso tenha esse conhecimento basta inserir ele no HTML da sua página antes da tag </head>. Os primeiros dados coletados poderão ser analisados após 24h desse processo.

Após as análises, você terá a inteligência do público para gerar melhores propagandas para seu negócio e traçar estratégias eficientes para gerar ainda mais retorno e conversão dos seus leads, além de desempenhar um papel importante na redução de custos desnecessários, já que o GA auxilia também na melhor gestão de distribuição de mídia paga.

Como analisar?

Existem diversos tópicos que podem ser avaliados pelo Google Analytics, cabe entender qual o seu objetivo com cada dado e como transformar isso em inteligência para seu negócio. Abaixo citamos alguns que farão a diferença em qualquer monitoramento:

Visitantes, hits e sessões: Aqui, vemos o tráfego e caminho que o usuário faz dentro do seu site. O visitante é o que o próprio nome diz, o internauta que está navegando na sua página. Cada ação que ele faz gera um hit que é composto pelo IP do dispositivo usado, a data e hora, versão do navegador e URL. Um conjunto de hits gera uma sessão que só se encerrará quando ele ficar sem novos hits por mais de 30 minutos ou quando passa da meia noite de um dia para o outro;

Spams no Google Analytics.

Um dos maiores receios de um gestor de tráfego é exatamente os referral spam, que são sites que geram tráfego fantasma para seu site e sempre retornarão com 100% de rejeição e sem nenhum hit na sessão. É possível fazer o bloqueio por meio de filtros desses IPs para evitar impacto futuro nas novas análises.

Qual o custo do Google Analytics?

Nenhum, e talvez seja por isso que muitas pessoas optem por pelo Google Analytics do que por outras ferramentas, já que ele é gratuito e oferecido de forma bastante intuitiva.

Sobre as metas.

Um dos levantamentos mais importantes quando falamos de mídias digitais é o ROI (retorno sobre o investimento), e para esse cálculo precisamos entender quanto daquela mídia foi usada e realmente efetiva e reverteu em vendas, certo? Neste caso o código de acompanhamento deve ser gerado e inserido no fechamento do carrinho de compras da sua loja.

Além desta, outras 4 conversões podem ser mensuradas pela ferramenta como destino, duração, hits por sessão e eventos.

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