As personas são pessoas fictícias usuárias de produtos e serviços. Elas atuam como representantes de perfis de usuários reais.
As personas são ótimas ferramentas do Design de Interação. Elas ajudam a identificar os requisitos necessários para o projeto e conseguem apontar os melhores caminhos para as escolhas de design e funcionalidades.
Criar personas é uma atividade de entender o outro e muitas vezes até se colocar em seu lugar. Precisamos saber como as pessoas se comportam, quais são seus desejos, quais suas frustrações e de que forma utilizam o produto.
Não podemos resumir todos as pessoas que usam um determinado produto em apenas uma persona. Para um bom modelo de usuários deve-se separar os diferentes tipos de pessoas. Sempre é indicado a criação de no mínimo três e no máximo sete personas.
Precisamos entender a pluralidade do mundo e de seus habitantes.
Para criar esse tipo de persona grupos de usuários são entrevistados, são feitas análises quantitativas e qualitativas para traçar perfis e comportamentos das personas.
Eles são criadas de forma mais ágil através de brainstorming das equipes de UX.
Os times levantam todas as informações relevantes que se sabe sobre a audiência que utiliza determinado produto para se criar essa persona.
O layout para a proto persona pode ser montado da maneira que cada um acha mais legal. O modelo mais usual é como mostramos na imagem abaixo.
É importante que a persona que está sendo criada possua as seguintes informações:
As personas são boas ferramentas para criação e elaboração de projetos de UX design. Elas garantem que a cultura de design centrado no cliente aconteça, por serem fáceis, rápidas e pouco custosas.