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Por que usar o Google Analytics no seu site?

Entenda um pouco dessa ferramenta e como ela pode ajudar na sua estratégia digital.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que monitora detalhadamente as visitas recebidas. Com ela é possível mensurar o alcance do seu site, avaliar estratégias digitais e obter insights sobre como deixá-lo melhor.

A plataforma analisa os dados a partir da instalação de códigos em cada página de um determinado site.

Criar uma conta no Google Analytics é super simples. Mas antes disso é necessário se preparar.

1 – Definindo o objetivo do marketing digital;

2 – Ter um site responsivo. Deve estar atualizado e otimizado para o uso em smartphones;

3 – Configurar as contas de redes sociais que façam links para o site;

4 – Realizar uma estratégia de otimização de buscas.

Um site pode ser facilmente ajustado para otimização dos mecanismos de busca (SEO) com o  Google Analytics, que ajuda a informar quais as palavras-chave que estão levando usuários para um determinado domínio. Os resultados de buscas orgânicas melhoram muito após entender quais palavras-chave usar para ser encontrando mais facilmente pela audiência certa.

O Analytics fornece relatórios com métricas informando quem está visitando o site, de onde está vindo, quantos visitas são recebidas dentre outras.

Quais são as principais métricas do Google Analytics?

1 – Sessões: É um grupo de interações de usuários com o  website que ocorrem em um determinado período. Uma sessão pode ser entendida como um conjunto  das ações realizadas por um usuário no seu site.

2 – Usuários: Mede o número de visitas que um site recebe. São contabilizados: primeira visita, visitas únicas e visitas recorrentes;

3 – Taxa de rejeição:Mede a porcentagem de pessoas  que chegam no seu site e saem imediatamente. Também entendem-se como a porcentagem de pessoas que apenas deram uma olhadinha na página. Quando a taxa de rejeição está baixa é um bom indicativo, pois, entende-se que as pessoas estão permanecendo mais tempo no seu site.

Também, podemos entender que as expectativas dos visitantes estão sendo atendidas no momento em que clicaram nos resultados de pesquisa ou anúncios que levaram até o seu site.

Geralmente, ter uma taxa de rejeição muito alta mostra que o site é pouco amigável aos dispositivos móveis. Além disso, apresentam lentidão no carregamento e difícil navegação.

4 – Páginas por sessão:Indica o número de páginas navegadas pelo mesmo usuário;

5 – Duração média da sessão:É contabilizado o tempo que cada usuário passou navegando pelo site.

Com o Google Analytics é possível ver todo o caminho que um usuário percorreu dentro de um site e como elas interagem com os seus canais de marketing.

O Google Analytics ajuda a identificar  o tráfego de pessoas pelo seu site, a frequência de visitas, no que elas clicam e interagem mais e quando elas saem.

Há quatro principais fontes o tráfego digital:

1 – Direto: são pessoas que conhecem o site e digitam o nome do domínio nas buscas;

2 – Social: são pessoas que são redirecionados de alguma rede social;

3 – Busca paga: quando as pessoas localizam seu site através de  anúncios;

4 – Orgânico: são as pessoas que estão interessadas em determinado assunto e procuram por ele nos mecanismos de busca. A busca orgânica mostra quem são as autoridades e os bons produtores de conteúdo em determinado assunto.

É possível configurar o Analytics para diferentes objetivos. Dentre eles:

1- Objetivo de duração – o tempo de permanência no seu site;

2- Objetivo de página – definir quantas páginas você quer que um usuário olhe por sessão;

3 – Objetivo de evento – quando o usuário assiste um vídeo, faz um comentário, baixa um arquivo ou alguma coisa a mais que você queira;

4 – Objetivo de destino – (muito utilizado pelos ecommerce) os caminhos que uma pessoa percorre no site até sua saída.

Os objetivos ajudam a ver onde as pessoas estão deixando o site, isso ajuda a descobrir como e onde melhorar o UX Design. Na seção de administrador do Google Analytics é possível definir novos objetivos para as contas.

A partir desse momento, você já sabe o que é o Google Analytics e das múltiplas perspectivas de análise que ele oferece.  Para garantir uma boa estratégia de marketing digital não se esqueça de se certificar  que o GA faça parte de todo o seu planejamento, ele vai te ajudar a descobrir boas oportunidades de otimização.

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