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Qual o impacto da experiência do usuário no seu negócio?

A experiência do usuário impacta diretamente todos os aspectos de um negócio. As emoções das pessoas ao usarem um produto é um dos fatores chave para uma empresa de dar bem e crescer ao explorar um determinado mercado.

Mas… o que é a Experiência do Usuário?

A experiência do usuário – UX engloba muitos fatores que são controláveis por designer e desenvolvedores como: usabilidade, acessibilidade, desempenho, design, utilidade, ergonomia, interação e marketing. Resumidamente UX é como uma pessoa se sente ao usar um produto ou desfrutar de um serviço.

A experiência do usuário – UX é tudo que é vivido por uma pessoa, como ela se conecta com um determinado produto ou serviço.

É sempre bom ressaltar  que o gerador da união entre as metas do negócio e os produtos é a  experiência vivida pelas pessoas. Uma boa maneira de estabelecer a conexão entre o que os usuários desejam e o que você quer para o seu negócio pode ser definida depois de passar pelo processo de entendimento dos usuários.


Qual a diferença entre UX- User Experience e Usabilidade?

Alguns termos usados na área podem gerar pequenas confusões se não forem bem aplicados. Apesar da experiência do usuário e a usabilidade estarem intrinsecamente relacionadas não são a mesma coisa.

UX é a experiência, emoção, intuição e conexão que um usuário sente ao usar um site ou produto.

Usabilidade é mais sobre a eficácia do design de um site e como ele é amigável ao usuário. Usabilidade é um componente chave da experiência geral do usuário.

Como entender a Experiência do Usuário no meu negócio?

O primeiro passo  de qualquer processo de design de experiência do usuário vem com a pesquisa, é importante saber exatamente para quem estamos construindo um produto ou serviço digital.

Temos muitos métodos de pesquisa que nos ajudam a encontrar informações e descobrir mais sobre os usuários. Mas o mais importante de todo o processo é colocar o usuário no centro, assim é possivel alcançar sucesso nos projetos.

Para que isso aconteça, devemos compreender metas, desejos e necessidades dos usuários, analisar os dados com empatia e prototipar com efetividade. Uma das melhores maneiras de saber quem são os usuários é criando personas.

O que são personas? Como criá-las?

As personas servem como uma representação ficcional dos usuários. No processo de criação de uma persona levantamos algumas questões como:

  • Quem é?
  • O que está tentando fazer?
  • Quais são suas motivações?
  • Quais são seus pontos de dor?

Quanto maior for o número de detalhes levantados melhor  o entendimento de quem é o usuários e seus problemas. As personas ajudam a projetar pensando no perfil de uma pessoa real, isso facilita o entendimento sobre o que as pessoas querem.

A forma como os seus usuários interagem com a sua marca gera bons insights para descobrir as melhores estratégias para o seu negócio.

Qual o impacto da experiência do usuário no negócio?

Entramos no processo de UX design no momento que entendemos as necessidades dos clientes. Ao projetar melhores experiências para esses usuários conseguimos melhorar a experiência com o seu negócio.