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Crescimento do UX nas empresas e seus benefícios.

Sempre escute seu cliente. Essa é uma frase muito conhecida no mercado, mas de algum tempo para cá, tem ganhado ainda mais força e relevância. Além de vender, as empresas têm pensado cada vez mais na jornada como um todo e o resultado depende da lembrança do cliente. É aí que entra a experiência do usuário. Hoje, vamos entender melhor sobre o crescimento do UX nas empresas.

O que é UX e, porque a experiência do usuário está tão em voga?

O UX é a experiência do usuário, isso é, desde o momento de impacto até um pós-venda. É importante frisar que toda empresa tem um UX, a questão é se ele foi desenvolvido ou se apenas acontece de forma orgânica. 

UX basicamente é entender como o usuário se sente consumindo aquele produto ou serviço e aprimorar para uma experiência mais completa, útil e memorável, afinal o intuito é futuramente estar no top of mind desse cliente, mas de forma positiva.

Por que o UX é importante para o crescimento de uma empresa?

Vamos pensar em um exemplo: Ao entrar em um site, o cliente se depara com uma música alta, ele tenta buscar na tela de onde está esse barulho, como ele não localiza, simplesmente fecha a página. A noite numa roda de amigos jogando conversa fora comenta sobre essa experiência. Só neste dia essa empresa impactou negativamente pelo menos 5 pessoas, tudo devido a uma experiência ruim que um potencial cliente teve. Ele não voltará mais naquele site e possivelmente nem os amigos.

Hoje, o mercado está cada vez mais competitivo e a diferenciação é o que marcará a memória do consumidor, por isso, a experiência conta tanto. Além da qualidade, o usuário está buscando facilidade, rapidez e resolução no seu dia a dia. Ter uma venda perfeita, mas um processo de pós-venda não muito agradável faz com que o cliente não retorne, mesmo que tenha gostado do produto. 

Apesar de no exemplo trazermos a etapa inicial da experiência, toda empresa deve desenhar a rota completa de navegação do usuário, encontrar nela quais os momentos cruciais além de desenvolver melhorias e gatilhos para melhores resultados. Em casos de sites há a aplicação ainda do UX Design, UX Writing e o UI Design. 

Calma… UI Design?

Primeiro, é preciso entender que UI só existe em aplicações virtuais, isso é, se tem tela, tem UI (User Interface). Enquanto a UX cuida da qualidade da navegação, a UI é o como essa navegação vai acontecer, por isso ambas precisam sempre estar juntas para um retorno mais eficaz do planejamento, já que assim gera muito mais valor para quem está do outro lado da tela.

Além disso, promove muito mais encantamento no usuário, fidelizando e retendo por mais tempo, já que haverá mais identificação, fortalecimento da imagem da marca e proporcionando o produto final, a conversão.

Crescimento do UX e seus benefícios.

Como já falamos antes, toda empresa tem UX, a questão é: ele está sendo planejado ou apenas acontecendo? Por isso, cada vez mais empresas tem investido nesse campo, pois com estudo e planejamento é bem mais assertivo o resultado e retorno, além de conhecer melhor o usuário, trazê-lo para mais perto e apresentar produtos e serviços mais completos e personalizados.

A mensuração também é um fator importante após a implementação de UX, assim a empresa terá levantamentos específicos de onde, como, e o motivo de aplicar melhorias, trazendo cada vez mais conversões e memória positiva de marca, pois até o pós-vendas pode ser mais personalizado e receber mais atenção do que é geralmente empregado-lhe.

O retorno a longo prazo também anima: além de ser vantajoso financeiramente, afinal haverá redução de custos, diminui a rotatividade e estabelece uma comunicação mais assertiva e direcionada com os clientes, aumentando inclusive o apego com a marca, a famosa e tão buscada fidelização.

Marcas mais lembradas no mundo todo trabalham o UX em todas as etapas, algumas nem mesmo precisa mais fazer comerciais, a sua qualidade de produtos e serviços já é conhecida. Entra em campo o marketing mais antigo de todos os tempos e por alguns, o mais eficaz: o boca-a-boca. 

Como a Raincake te ajuda quando o assunto é UX?

A Rain busca primeiro trazer a personalidade do seu negócio com inovação e o máximo de UX e UI, por isso aliamos o UX Design com o UI Design para um percurso mais completo e encantador para o usuário, além de alinhado à estratégia de comunicação. Assim podemos, juntos, encontrar o melhor meio de conversar com o usuário final.

E você, está pronto para mudar o mindset e aplicar mais UX na sua empresa? Entre em contato conosco!

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