Imagine que você acabou de colocar no ar o site do seu negócio, seja ele um produto, um projeto, um blog, e que esse site, o qual você investiu tanto tempo e suor, esteja exatamente do jeito que você queria: novo em folha e com uma interface visualmente bonita e atraente, que com certeza vai atrair muitos usuários.
Mas você nota que ao mesmo tempo em que seu site é esteticamente lindo e interessante, ele também demora em carregar as páginas, possui links quebrados (páginas não encontradas), e que a escolha das fontes e cores, embora bonitas, tal qual aquele menu de navegação criativo, não permite que as pessoas encontrem as informações e você começa a pensar que talvez não tenham sido a melhor opção.
E o que isso quer dizer? Simples: os usuários que acessaram o seu site provavelmente não irão querer retornar, porque apesar de ser atraente em um primeiro olhar, o seu site falhou no quesito Usabilidade.
Mas afinal o que é usabilidade e porque ela é essencial para seus usuários e para o seu negócio?
Em termos simples, usabilidade refere-se à facilidade de acesso e/ou uso de um serviço digital, seja ele um site ou um aplicativo.
Podemos entendê-lo como uma sub-disciplina do design UX, onde é possível observar aspectos como navegação, posicionamento de recursos e ferramentas, complexidade de tarefas, acessibilidade, facilidade de uso, arquitetura de informações, estratégia e estética visual e micro interações e animações.
E quando qualquer um desses elementos são deixados de lado, sem receber a devida atenção e pesquisas necessárias, isso leva a um site que prejudica seus negócios de maneira silenciosa.
Em outras palavras, todo o dinheiro que sua empresa investe tentando gerar um bom tráfego é desperdiçado se os usuários estiverem passando por maus bocados no seu site.
Entretanto, mesmo considerando primordialmente os perigos e as consequências de se negligenciar a usabilidade do seu site, há ainda o lado bom e crucial a se visualizar em torno de tantos recursos e possibilidades: proporcionar uma boa experiência ao usuário torna-se uma vantagem competitiva!
O resultado? Ao trabalhar com o que você já possui, otimizando seu site e tomando decisões do ponto de vista centralizado no usuário, você pode se destacar da multidão.
Aqui na RAIN exploramos como a usabilidade influencia diretamente no sucesso de um negócio e como por meio dela a sua empresa pode construir um serviço ou produto digital mais eficiente e eficaz.
As empresas que oferecem serviços digitais não conseguem mais se expandir sem um processo sistemático que se concentre no pensamento conduzido pelo design e pelas estratégias oferecidas pelo UX.
Por isso não é de hoje que grandes marcas começaram a investir em melhorias com foco em proporcionar a melhor experiência através de uma boa usabilidade.
Pensemos na Apple e seus produtos: eles são complexos, porém simples e intuitivos.
O conteúdo relevante é apresentado de maneira limpa e direta, focando no que realmente importa; o menu de navegação superior clássico contém o logotipo, as diferentes categorias de produtos, um link para a página de suporte e uma função de pesquisa.
Não há distrações, o que facilita – e muito – os usuários no processo de navegação e no alcance de seus objetivos no site. Eles conseguem satisfazer a demanda de seus visitantes, atendendo a seus propósitos.
A boa usabilidade depende de o seu site estar disponível, claro, credível e relevante para as pessoas que realmente o usam.
Agora, como proprietário de uma empresa, como você pode tornar isso possível?
Traçar as fronteiras da experiência do usuário pode se assemelhar muito com explorar um país em um mapa, buscando entender seus fenômenos, sua história, seus propósitos, e tentar aplicar estruturas. Porém devemos lembrar que os usuários são pessoas, e como tal eles tomam decisões dirigidas pela lógica e pelas emoções.
Ou seja: boa usabilidade não é alcançada da noite para o dia.
A essência da usabilidade e a criação de boas experiências do usuário é colocar seu site ou seu aplicativo nas mãos de muitos usuários e perguntar a ele: “O que você pensa? Você é capaz de usar isso facilmente? Foi uma experiência satisfatória para você?”
Isso requer uma pesquisa completa do usuário e uma abordagem interativa de testes – especialmente testes de usabilidade -, entrevistas de profundidade e aprimoramentos constantes, além de outras ferramentas e recursos minuciosos de análise que apenas profissionais e empresas experientes em UX conseguem organizar e digerir.
Portanto concentre-se na usabilidade, e lembre-se que o comportamento e a facilidade com que os usuários encontram o que deseja no seu site deve ser a principal prioridade do seu negócio.
E se você deseja criar uma experiência de alto nível para os seus usuários, acesse nossa página de Serviços e descubra como nós da RAIN desenvolvemos estruturas e projetamos um UX cativante para o seu produto e para os seus clientes.